EU TWITTO, TU TWITTAS...

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

| | |
Surge uma nova rede social e a publicidade ganha um novo canal para desenvolver as ações: o Twitter, um microblog que se tornou mania entre os usuários do mundo todo, acaba de se tornar mais uma alternativa para veiculação de publicidade.

“What are you doing?". Foi assim, com uma simples pergunta, que o Twitter invadiu a Internet, em março de 2006. E hoje, mais de 6 milhões de pessoas ao redor do mundo twittam e atendem a essa e outras tantas perguntas o tempo todo.
Os twitteiros postam sobre o que estão lendo, vendo, escrevendo, assistindo, sonhando, falam para onde vão, de onde vieram, o que comem, o que sentem... Mas ultimamente, em suas páginas pessoais, eles também têm indicado produtos, opinado sobre serviços e divulgado promoções.

Cada post, chamado de tweet, não têm mais que 140 caracteres e os usuários escolhem de quem vão receber esses posts tendo como parâmetro o conteúdo gerado pelo following, ou seja, a pessoa a quem se segue.

Com o crescimento de 2.000.000% no número de twitteiros desde que foi criado, twittar é o verbo. E os publicitários estão querendo aprender a conjugá-lo, usando o Twitter como ferramenta de marketing para seus clientes.

A publicidade na nova rede social ainda está em fase experimental, mas algumas empresas já estão se tornando twitteiras, postando na rede, informações sobre novos produtos e promoções.

Fábio Seixas, co-fundador da Camiseteria, uma loja que vende camisetas online, diz que usa o Twitter para ouvir críticas e sugestões dos clientes e respondê-los diretamente. O cliente, estudante de publicidade e twitteiro, Júlio Pio, acha genial a fórmula: “Twittar confere uma ‘cara’ para a empresa”.

Além dos tweets, a imagem de fundo também é uma forma de comunicar e chamar a atenção. E pensando nisso, a Twittad (www.twittad.com) cadastrou usuários interessados em ceder o espaço de 211x484 pixels em suas páginas.

No Twittad, o anunciante escolhe um usuário cadastrado de seu interesse e faz uma proposta. Caso o usuário aceite, ele adiciona a imagem no plano de fundo da sua conta de acordo com o valor e timing negociados, recebendo o valor através do Paypal.

Contudo, o que vale no Twitter é a produção de conteúdo, não apenas a oferta ou a exposição de uma marca. É preciso encará-lo como uma nova mídia, que atende a um novo público, que anseia por novidades, que exige uma nova postura e novos conceitos. Logo, a comunicação, deve ter conteúdo relevante, apelo interativo e dinâmico para poder impactar o novo consumidor.


=)

OBS: Fica o link do meu twitter: www.twitter.com/_tatha_

8 comentários:

_TaTHa_ disse...

Mais um para a série: textos profissionais...

A Palavra Mágica disse...

Tatha,

Agora entendo o que o Pessoa dizia, quando eu lia "Navegar é preciso".
Então é isso!!! Navegar na rede!

Consigo agora ler as entrelinhas: "Twittar é preciso!"

Espero que os amantes do grande escritor português não se ofendam com as blasfêmias que escrevi rs.

Agora, falando sério, bem antes de você nascer, quando surgia uma novidade, minha falecida avó já dizia: "O quê que essa gente não inventa mais?!".

O que me chateia é que o twitter é mais uma porta a ser invadida pelos marqueteiros que promovem o Big Brother. Mas enfim, há espaço para todos, não é mesmo?

Beijos!
Alcides

_TaTHa_ disse...

Pois é Alcides... mais uma porta a ser invadida pelos marketeiros. Uma confissão: faço parte desta laia...rs.
E cada vez mais, as pessoas nos convidam a participar da suas vidas, qdo expoem cada detalhe na web.
Positivo? Negativo?
Ainda não sei...

=)

Palavras que falam por mim disse...

Olá, antes de mais nada, parabéns pelo blog!
E por acha-lo de muito bom gosto é que o/a convido a vir conhecer a proposta do meu Blog para você.

Aguado sua visita!
Forte abraço!

Karina

_TaTHa_ disse...

Karina!

Que bom que gostou do blog.
Sinta-se a vontade, sua visita será sempre bem vinda.

=)

ISA disse...

Parabéns pelo blog... passei, parei e gostei.
jinhos
Isa
Portugal

_TaTHa_ disse...

ISA

Que bom que gostou!
Sua visita será sempre bem vinda!

Bjo
=)

D.Cosmo disse...

http://dcosmo.blogspot.com - Constantes reflexões, Rumo a novos pensamentos! "Andarilho"