quinta-feira, 12 de junho de 2008

Auto-estima do Superego "(Moimeichego)"

Foto: Alcides

Quando Carlos nasceu,
Um anjo torto disse-lhe para ser gauche.
Quando Chico nasceu,
Um anjo safado disse que ele seria todo ruim.
Quando eu nasci não tinha anjo nenhum.
Um velho sério, barbudo, corcunda e rouco
Disse para eu brilhar como um diamante louco.
Que eu não seria estrela com nome de mulher:
Não seria Dalva, nem uma das três Marias.
Também não seria (de) cadente.
Então cá estou
Não sou nenhuma estrela noturna,
EU SOU O SOL!
Brilhando num vazio sem constelação
Tendo a lua a me seguir, num amor quase platônico.
Mas um dia nos encontraremos,
Conheceremos o bem e o mal
E ela virá sobre mim
Num eclipse total.
Enquanto isso não acontece
Fico a pensar no velho que me deu tudo o que sou:
E depois de fazer a mim, a lua e a mulher,
No terceiro dia Ele descansou...

6 comentários:

_TaTHa_ disse...

Q xou esse texto.
Nós temos mesmo essa sensação do Sol e da Lua como dois amantes... rs... a distancia dos dois, o momento do eclipse (união)
Muuuuito TOP.
Só descordo num ponto:
Vc tratou o brilho do Sol como um castigo... axo taum exuberante, taum bunito. Mesmo a "solidaum" q vc retrata... naum vejo por esse lado.
Parabens mais um vez.
Bjo
=)

luiz henrique dias disse...

hhuuummmm adoro isso de sol, lua desilusões... é bem famíliar a mim...
GOSTEI DESSE POEMA...
ABRAÇOS E BOM FIM DE SEMANA...
P.S: VEJO SEMPRE SEUS COMENTÁRIOS OBRIGADO...

Anônimo disse...

Luiz,

Obrigado pelas palavras. Eu prefiro mais a lua, pois não sou depressivo, mas gosto do clima noturno. Acho que nossos sentidos ficam mais aguçados.

Um abraço!


Tatha,

Concordo com o que você disse. Sua discordância mostra que o personagem conseguiu seu objetivo, que é o objetivo da arte: provocar.
Perceba que logo no título ele já se revela narcisista e egocêntrico, tendo a lua correndo atrás de si. Quanto à solidão, ele nem se importa, pois tem a si como companhia. A palavra "Moimeichego" é um personagem do Guimarães Rosa e significa moi= eu (francês); me= eu (inglês); ich= eu (alemão) ego= eu (latim e psicanálise).

Um beijo!
Alcides

Lunatiquices disse...

hahahaha...o que não causa uma conversa entre amigos...rs...vc sabe, eu sou mais Lua do que Sol...preciso do Sol pra brilhar...rs...Beijocas!

_TaTHa_ disse...

E dps EU q so a egoista
UIahsuahSUhaushauhsas
=)

Anônimo disse...

M A R A V I L H O S O !!!!

adorei esse texto!!